Brandão inicia troca em pastas para entrada do PL de Josimar Maranhãozinho no governo
O governador Carlos Brandão (PSB) começou a mudar o primeiro escalão do secretariado com o objetivo de abrir espaços na cúpula do Palácio dos Leões para a entrada do PL, do deputado federal Josimar Maranhãozinho. Nesta segunda-feira (13), Brandão exonerou do cargo o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Pedro Chagas. Com a saída, a tendência é que ele seja nomeado para a presidência da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), responsável pela gestão do Porto do Itaqui.
O Atual7 apurou que Brandão pretende nomear para a Sema o atual titular das Sedes (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), Paulo Casé. A decisão, contudo, ainda depende de resposta do deputado federal Pedro Fernandes (União Brasil), irmão de Casé e controlador da pasta.
Caso a movimentação dê certo, o mandatário vai entregar a Sedes para o PL de Josimar Maranhãozinho, que também deve levar outra pasta do primeiro escalão, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Atualmente, a Sedel está sob a titularidade de Naldir Lopes, indicado pelo deputado federal Fábio Macedo.
Considerado desertor pelo Palácio dos Leões e entorno desde a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, quando a presidente Iracema Vale (PSB) foi declarada reeleita com base em critério interno de empate, após obter a mesma quantidade de votos que o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade), Macedo deve perder os espaços que ainda têm no governo Brandão. Embora não tenha pesado na retirada de espaços, Fábio Macedo é também investigado por suspeita de estupro de vulnerável.
Conforme revelou o Atual7 no início de janeiro, o inquérito da Polícia Civil do Maranhão se arrasta há mais de três anos sem um desfecho, devido indefinição provocada pelo Ministério Público e pelo Judiciário em Barreirinhas, cidade localizada no interior do estado, sobre qual instância o procedimento deve tramitar, embora o suposto crime não tenha qualquer relação com o foro privilegiado do parlamentar.
A reportagem apurou que apenas Natássia Weba, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, deve permanecer na gestão estadual. Ela é casada com o vereador Fábio Macedo Filho, rebento de Fábio Macedo.
O cargo, porém, será mantido por ser cota do deputado estadual Hemetério Weba (PP), aliado do governador e de quem é neta.
Se confirmada, a entrada do PL no governo Brandão representará o retorno de indicados o deputado Josimar Maranhãozinho à cúpula do Palácio dos Leões. No governo antecessor a Brandão, o agora ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, também havia cedido espaço para o líder do Partido Liberal nos cofres do estado.